BAIÃO DE DOIS

Ingredientes para o arroz:

– 1 kg de Arroz Jasmine Gran Santé;

– 50 g de banha de porco;

– 50 g de manteiga de garrafa;

– 5 dentes de alho;

– 3 folhas de louro;

– 5 g de colorau;

– Caldo de galinha ou legumes;

– Sal a gosto.

 

Ingredientes para o feijão:

– 1 kg de Feijão Fradinho Gran Santé cozido e escorrido;

– 300 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada;

– 150 g de toucinho defumado em cubos;

– 150 de queijo-de-coalho;

– 5 tomates em cubos;

– 2 cebolas roxas em cubos;

– 1 pimentão verde em cubos;

– 50 g de manteiga de garrafa;

– Coentro fresco.

 

 

Preparo:

 

Frite o alho na manteiga de garrafa e na banha e, antes de dourar, junte o arroz. Mexa bem e deixe o arroz fritar levemente. Nesse momento, adicione o colorau, o caldo (fervente) e as folhas de louro e deixe a mistura cozinhar até que os grãos de arroz fiquem macios (mas sem desmanchar). Reserve.

 

Com o toucinho picado, frite-o levemente em sua própria gordura. Assim que ele começar a ganhar cor, adicione a linguiça e a carne-seca dessalgada, mexendo por alguns instantes. Reserve.

 

Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, pimentão e tomates. Misture todos os ingredientes e finalize com cheiro verde e manteiga-de-garrafa, acertando o sal.

 

 

SALADA VEGANA DE GRÃO DE BICO

 

Ingredientes:

 

– 450 g de Grão de Bico Gran Santé, lavado e escorrido;

– 1 tomate grande, picado;

– 3 cebolas verdes, em rodelas ou ⅓ xícara de cebola roxa inteira, em rodelas ou em cubos;

– 1/4 xícara de coentro picado (coentro fresco);

– 1 abacate, cortado em cubos (opcional);

– 2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal;

– 1 colher de sopa de suco de limão;

– 1 colher de chá de cominho;

– ¼ colher de chá de pimenta em pó;

– ¼ colher de chá de sal.

Preparo:

 

Em uma tigela, misture o óleo, o suco de limão, cominho , pimenta em pó e sal. Adicione o grão de bico, tomate, cebola, coentro e misture bem. Se estiver usando o abacate, adicione um pouco antes de servir. Pode ser guardada na geladeira por até 2 dias esta receita.

MASSA INTEGRAL COM CHIA

 

Ingredientes:

 

– 1 colher de sopa de Chia em Grãos Gran Santé;

– 1 pacote de spaghetti integral;

– 1 brócolis;

– 1 dente de alho amassado;

– 1 colher de sobremesa de azeite de oliva;

– 1 colher de sopa de cebola picada;

– 5 tomates italianos maduros;

– Pimenta do reino a gosto;

– Sal a gosto.

Preparo:

 

Lave bem e cozinhe o brócolis no vapor até ficar al dente. Reserve. Faça um corte na base dos tomates em forma de x. Cozinhe o tomate em uma panela com água por alguns minutos. Escorra e coloque os tomates quentes em uma tigela com gelo. Puxe a pele dos tomates. Corte ao meio e tire as sementes. Bata tudo no liquidificador. Doure o alho e a cebola em uma panela médio, adicione o tomate, os temperos e deixe apurar por alguns minutos. Salpique a chia e misture bem. Cozinhe o macarrão em água fervente até ficar al dente e escorra. Sirva o macarrão acompanhado do molho sugo com chia e brócolis.

CASSOULET

 

Ingredientes:

 

– 500g de Feijão Branco Gran Santé;

– 8 confit de pato;

– 2 cenouras inteiras (descascadas);

– 1 bouquet garni (salsinha, alecrim, louro);

– 3 dentes de alho inteiros e sem casca;

– 1 talho de alho-poró;

– 1 cebola grande (sem casca);

– 1 litro de caldo de carne;

– 1 linguiça calabresa fatiada;

– 1 paio fatiado;

– 150g de bacon (em cubinhos);

– 1 cebola pequena picada;

– 3 tomates sem pele e sem semente (batidos no liquidificador);

– Farinha de rosca;

– Sal e pimenta a gosto.

Preparo:

 

Lave o feijão e deixe de molho na véspera. Coloque o feijão na água em que ficou de molho numa panela (pode ser de pressão) e adicione as cenouras, o bouquet garni, os dentes de alho, o alho poró, a cebola e o caldo de carne. Cozinhe o feijão por mais ou menos uma hora em fogo alto, numa panela grande tampada (se for panela de pressão, o tempo pode cair pra 25 minutos). Quando o feijão estiver cozido, retire a cenoura, o bouquet e a cebola e adicione o tomate batido.

 

Em outra panela, frite o bacon. Separe o bacon e use a gordura para refogar a cebola picada, a linguiça e o paio. Acerte o tempero com sal e pimenta a gosto.

 

Aqueça o forno a 180ºC. Numa travessa refratária, coloque uma camada de feijão e arrume o confit de pato, a linguiça e o paio. Cubra com a outra camada de feijão e salpique com farinha de rosca. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até dourar a farinha.

LENTILHA VERMELHA

 

Ingredientes:

 

– 1 xícara de Lentinha Libanesa Gran Santé (deixada de molho por 2 horas);

– 3 xícaras de água;

– 1 colher de (sopa) de cúrcuma;

– 1 colher (sopa) de gengibre picado;

– 1 colher (chá) de sal marinho;

– 1 colher (chá) de ghee.

Preparo:

 

Numa panela, cozinhe a lentilha com água e sal por 15 minutos.

Numa outra panela, refogue o gengibre com a cúrcuma, adicione a lentilha e misture por aproximadamente três minutos. Acrescente o ghee e misture bem até virar um creme.

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